terça-feira, 30 de outubro de 2012

Erupções solares podem destruir tecnologia do mundo em 2013


Imagine viver em um mundo em que todo e qualquer tipo de tecnologia  não funcione. Isso é relativamente fácil se você já assiste a série Falling Skies. Mas diferente do seriado, não serão os extraterrestres os responsáveis por interferir e alterar o bom funcionamento de milhões de gadgets ao redor do mundo e sim algo bem mais conhecido: o Sol.
De acordo com cientistas da NASA, desde a última segunda-feira três grandes erupções solares causaram a ocorrência de labaredas na superfície da estrela e que, por sua vez,criaram ondas de nuvens de plasma chamadas de “coronal mass ejection“. Elas contém partículas carregadas que, se chegarem na Terra, podem causar dano a satélites, provocando interferências maciças em todos os meios de comunicação, incluindo GPS e telefonia celular.
Além disso, essas nuvens de energia também tem potencial para afetar (e não de uma maneira boa) a rede elétrica e outras infraestruturas dependentes dela na superfície, como a própria internet, deixando seres humanos desnorteados e andando de um lado para o outro como baratas sem cabeça.
Felizmente, as explosões dessa semana estavam na superfície do sol virada para o lado contrário da Terra, então a CME vai passar longe do nosso planeta dessa vez. Mas os cientistas da NASA preveem que em algum momento de 2013 o Sol vai passar por outro pico de atividade na sua superfície e dessa vez pode ter o nosso mundo no centro do alvo.
Obviamente, agora que sabemos desse perigo podemos nos preparar melhor e estudar maneiras de contornar a situação até lá. É isso ou preparar para viver sem os confortos que a tecnologia nos traz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário